Fale conosco

A contabilidade da sua empresa de um jeito simples e prático!

Publicado em 27 de março de 2024
Jornal Contábil

Com o aumento da crise do Brasil, o contador passa a desempenhar um papel fundamental na recuperação de empresas com problemas financeiros graves, seja durante processos de recuperação judicial, extrajudicial ou falência.

Sua expertise garante a transparência, organização e confiabilidade das informações financeiras

Destacamos abaixo os seguites itens:

1. Diagnóstico preciso da situação da empresa:

2. Elaboração do Plano de Recuperação Judicial:

3. Atuação como auxiliar do Juízo e do Administrador Judicial:

4. Tranquilidade e confiança para os credores:

5. Preservação de empregos e da atividade econômica:

Empresas que podem se beneficiar da Recuperação Judicial:

Requisitos para entrar em Recuperação Judicial:

Passo a Passo da Análise de Empresas que precisam da Recuperação Judicial

Diagnóstico de Empresas em Recuperação Judicial: Um Roteiro Detalhado

O diagnóstico preciso de uma empresa em recuperação judicial é a base para um processo eficaz e bem-sucedido. Este roteiro detalhado oferece um guia completo para realizar um diagnóstico abrangente, abrangendo os seguintes aspectos:

1. Análise Profunda do Histórico da Empresa:

2. Avaliação da Situação Atual da Empresa:

3. Identificação das Causas das Dificuldades da Empresa:

4. Elaboração de um Plano de Ação Estratégico:

5. Considerações Importantes para o Diagnóstico:

O que o judiciário exige para conceder o Pedido de  Recuperação Judicial

Para conceder a recuperação judicial a uma empresa, o judiciário normalmente exige que a empresa atenda a certos critérios e cumpra determinados requisitos legais. Aqui estão alguns dos requisitos comuns que o judiciário pode exigir:

  1. Demonstração de Insolvência: A empresa deve comprovar que está em situação de insolvência, ou seja, que não consegue pagar suas dívidas vencidas.
  2. Regularidade Fiscal: A empresa deve estar em dia com suas obrigações fiscais, incluindo o pagamento de impostos e contribuições previdenciárias.
  3. Registro Legal: A empresa deve estar regularmente registrada e operando de acordo com as leis comerciais e empresariais aplicáveis.
  4. Tempo de Atividade: Dependendo da legislação local, a empresa pode ser obrigada a comprovar que está em atividade há um determinado período de tempo antes de poder solicitar a recuperação judicial.
  5. Apresentação do Plano de Recuperação: A empresa deve elaborar e apresentar um plano de recuperação que detalhe como pretende reorganizar suas finanças, pagar suas dívidas e retomar suas operações de forma sustentável.
  6. Comprovação de Viabilidade Econômica: O plano de recuperação deve demonstrar que a empresa tem condições de se recuperar financeiramente e continuar suas atividades de maneira lucrativa após a concessão da recuperação judicial.
  7. Aceitação dos Credores: O plano de recuperação deve ser aceito pela maioria dos credores da empresa ou, em alguns casos, pelo judiciário, que pode homologar o plano mesmo sem o consentimento unânime dos credores.
  8. Transparência e Prestação de Contas: A empresa deve concordar em fornecer informações financeiras detalhadas e prestar contas regularmente ao judiciário e aos credores durante o processo de recuperação judicial.
Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias